MOTOR DE POPA, CENTRO RABETA, IPS ou MONDRIVE ?
- Cleide Lana | Especialista Náutica
- 16 de jun.
- 5 min de leitura
Quais vantagens e desvantagens de cada tipo de motor x propulsão disponíveis no mercado e quais se saem melhor na linha NX BOATS
Você sabia que a NX BOATS é o único estaleiro do Brasil a montar todo seu mix de produtos de 26 a 50 pés com as opções de motores de centro rabeta ou popa, cabendo ao cliente o modelo que melhor atender a sua região e uso. Nas 50 pés, ainda há a opção IPS ou Mondrive para complementar o mix. Saiba mais, o que é e como escolher a sua opção.
Para entender melhor é importante você saber que um conjunto de motorização sempre é composto por motor e uma propulsão separados, e muitas vezes o mesmo motor pode ter mais de um tipo de propulsão (principalmente centro-rabeta, IPS, Mondrine ou Pé de galinha), saiba mais:
1. Motor de Popa
É o tipo mais antigo já conhecido e utilizado normalmente em barcos de pequeno porte no Brasil. O conjunto é composto por motor motor, transmissão e hélice em um só conjunto, montado externamente na popa. Uma tendência no mercado norte americano dos barcos de grande porte com vários motores de popa. Na imagem você confere uma NX 290 com 1 motor de 300Hp, e uma NX 50 com 3 motores de 600Hp.
Vantagens:
Facilidade de manutenção: mais acessível para reparos e inspeções
Economia de combustível
Maior espaço interno no casco: não ocupa espaço dentro da embarcação
Próprio para regiões de baixo calado, o motor pode ser levantado até acima da linha d´água.
Desvantagens:
Estética, o motor fica aparente e muitas pessoas acham que fica com aspecto antigo
Toma o espaço da plataforma de popa para alguns modelos de barcos (confira as vantagens NX para isso)
Por estarem na extremidade traseira do barco, necessitam de mais potência para o mesmo desempenho de um motor centro-rabeta
Curiosidades:
Em termos de valores para montagem do barco, dependendo do modelo e quantidade de motores, normalmente o preço de venda fica mais elevado que o motor centro rabeta, porém para quem usa muito, vale a pena a economia no combustível e manutenções,
As principais marcas de motor de popa são Yamaha e Mercury. Os motores 2T estão limitados aos 50Hps.
É possível instalar joystick, quando utilizado conjunto de motores de popa modelo VERADO da Mercury Marine
Somente combustível gasolina
Vantagens popa NX BOATS
A NX Boats colocou seus engenheiros a solucionar as desvantagens do motor de popa, assim o mix de produto recebeu soluções que ninguém mais tem no mercado:
Extensão do casco até o final da plataforma de popa: faz com que o barco tenha melhor flutuabilidade e os motores maior sustentação. Com isso o barco ja sai plainado
Cavalete para motores ficam após a expensão: totalmente laminado ao casco, a extensão e o cavalete prolongam o casco e o motor fica para fora da plataforma, assim você não perde o espaço na área gourmet
Plataforma submergível: na NX 50 e na NX 44 a plataforma de popa fica por trás dos motores e com isso você não perde a vantagem de ter o deck beach nesses modelos
2. Motor de Centro Rabeta (Stern Drive)
É um motor interno instalado dentro do casco, conectado a uma rabeta externa na popa. Normalmente os barcos usam 1 motor até 30 pés e acima disto, 2 motores centro rabeta, que dá mais equilíbrio e desempenho à embarcação.
Vantagens:
Melhor desempenho e potência: ideal para embarcações médias a grandes.
Melhor distribuição de peso: melhora a estabilidade do barco.
Mais fácil as manobras de atracagem em marina e piers
Desvantagens:
Manutenção mais complexa e cara: difícil acesso ao motor e à rabeta.
Mais espaço interno ocupado: o motor toma parte do espaço útil da embarcação.
Barco para vaga seca na marina (não deve ficar tempo prolongado na água)
Curiosidades
Motores a gasolina Mercury tem muflas a serem trocadas a cada 3 a 5 anos, já os motores Volvo são de sistema de arrefecimento fechado, não tendo essa peça de manutenção.
Podem ser gasolina ou diesel
pode usar Joystick com a instalação de parelha (2 motores comando eletrônico)
Marcas mais comuns Volvo Penta e Mercruiser (Mercury Marine), algumas marcas novas chegando no Brasil como Yanmar
A NX Boats é o único estaleiro do Brasil a ser homologado pela Volvo para utilizar 2 ou 3 motores de centro-rabeta na NX 50 Invictus. Abaixo nas imagens você pode comparar como fica o espelho de popa com 3 rabetas (2 laterais mais altas e a do meio mais baixa) e em outro barco com 2 rabetas no mesmo nivel. Vantagem de ter um barco flexivel para poder chegar a calado de 60 cm com uma embarcação de grande porte e ter muita potência para alto desempenho.
3. Motores de centro com propulsão IPS
É um motor interno instalado mais ao centro do casco, conectado a uma propulsão inferior (embaixo do casco) com as hélices viradas para a frente, desenvolvido e fornecido pela Volvo Penta
Vantagens:
Mais desempenho que motor com centro rabeta, pela hélice estar virada para frente
Motor mais centralizado no barco
Giro 360 graus no joystick é mais centralizado
Barco responde rápido às curvas
Barco para vagas molhadas
Desvantagens:
Necessidade de mais calado para navegação (1,5m)
Manutenção mais elevada que o rabeta e popa
Curiosidades
Sistema atual de pod (propulsão) desenvolvido pela Volvo, requer menos manutenção que os antigos
Caso a parte inferior seja danificada em um acidente numa pedra, ela se desconecta mas nao fica aberto o fundo do barco
É muito mais eficiente que o motor com eixo ou pé de galinha, para desempenho e para manobras, descarta a necessidade de bow thruster
Outros tipos de propulsão:
As rabetas Mondrive são possíveis instalar na NX 50. São rabetas para região de baixo calado (rabetas de superfície). Mais comuns em barco de alto desempenho velocidade (off shore)
As propulsões em eixo pé de galinha, são comuns em algumas embarcações de grande porte que permanecem em vaga molhada, mas são modelos antigos de engenharia e apresentam desempenho de navegação e manobrabilidade inferiores ao IPS. Sua vantagem é o baixo custo de manutenção porque fica em agua, já a desvantagem que são fixas na direção abaixo da popa e ficam e diagonal com a água, empurrando menor volume de agua e para baixo (não para trás) e o leme é separado. Por isso, necessitam de motores mais potentes e apoios para atracagem como Bow e stern thruster. No fim, o que se economiza com a manutenção do pod (IPS) Aumenta o custo pela necessidade de maior potência e desgaste do motor.
E afinal de contas, qual o melhor tipo de motor e propulsão?
Depende muito do seu uso, local de guarda e região de navegação, o ideal é uma conversa franca com um consultor náutico, especializado na linha de produtos e que conheça sua região. Em algumas perguntas, vocês chegarão juntos à definição de configuração de seu barco.
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